quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Fortaleza de São Miguel


A Fortaleza de São Miguel em Luanda é porventura um dos maiores símbolos da cidade, pois é bem visível lá no alto do morro, tendo a vista mais privilegiada para a baía, a imagem postal. É certo que hoje Luanda está completamente diferente, cheia de prédios modernos e muito altos que, a meu ver, descaracterizam totalmente a cidade que foi. Percebo que se queira dar um ar do modernismo, do desenvolvimento e da prosperidade até, mas ver um prédio alto ao lado de um edifício de fachada portuguesa de estilo colonial mesmo ali ao lado?! Não consigo entender... 

A Fortaleza é muito antiga. Foi construída pelo fundador da cidade, Paulo Dias de Novais em 1575 para defender a cidade. Durante a ocupação holandesa que durou 7 anos de 1641 a 1648 teve o nome de Fort Aardenburgh. Na reconquista, foi novamente renomeada para o nome actual, São Miguel, por Salvador Correia de Sá e Benevides, nome do seu santo devoto.

Hoje, alberga o Museu Nacional de História Militar, tendo dentro do recinto várias estátuas que deveriam estar na cidade nos seus pontos mais importantes de antigamente. Pelo menos assim se percebe pelas fotos antigas. Tem também 2 aviões antigos da força aérea portuguesa que parecem estar pelo aspecto exterior bem conservados. Dentro da fortaleza propriamente dita, o acesso estava vedado e tudo parecia em obras de restauro ou de construção para algo mais moderno. Aliás, parece existir um novo espaço de restauração do lado da Ilha do Cabo.

Para quem vem até à capital de Angola, é a não perder um passeio ao redor da fortaleza e ficar uns minutos sentado no muro a admirar a bonita imagem postal de Luanda, tal como referi no início desta mensagem.

Sem comentários: