segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

CAN 2012 - Gabão e Guiné Equatorial

A competição mais importante de desporto do continente africano terminou ontem com a final entre as equipas da Costa do Marfim, a grande favorita à vitória e a Zâmbia, a vencedora surpresa. O jogo terminou empatado a zero mesmo depois do tempo regulamentar. Já nos penalties, à oitava série, saiu o vencedor, depois da 7ª em que ambas falharam. Até aí, tinham sempre marcado. A Zâmbia ganhou ao longo da competição simpatia do público e na final os adeptos gaboneses apoiaram-na. Creio que terminou da melhor maneira, pois foi bonito ver-se a união dos jogadores e de toda a equipa.

A competição foi repartida pelas nações do Gabão e da Guiné Equatorial, onde os jogos tiveram lugar em 2 cidades de cada país: Libreville e Franceville no Gabão e Malabo e Bata na Guiné. Ambas passaram aos quartos de final, mas aí ficaram-se pelo caminho. O Gabão jogou bastante bem e até acredito que fosse uma forte candidata à vitória final, mas não conseguiu superar o Mali nos penalties.

Quanto a Angola, que com muita sorte se conseguiu apurar, não foi além da fase de grupos. Muita sorte, porque na última partida do apuramento, a selecção do Uganda que jogava em casa, não foi além do empate quando precisava de ganhar. Com a diferença pontual mínima, passou Angola. No CAN, a equipa começou bem, superando no primeiro jogo a equipa do Burkina Faso por 2-1, mas depois empatou com o Sudão 2-2 e perdeu, na partida derradeira por 2-0 com a Costa do Marfim. Angola nunca jogou grande coisa, onde só por rasgos individuais conseguiu superiorizar-se ao adversário. O avançado Manucho foi a grande estrela.

Para o ano, há mais CAN na África do Sul. A competição vai passar-se a jogar em anos ímpares. Foi um bom passatempo durante estas últimas duas semanas onde pude ver o futebol praticado com mais atenção deste continente.

Sem comentários: