segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Passeio#9 - Sumbe

O Sumbe é a capital da província do Kwanza-Sul e tem uma previsão populacional de mais de 200 mil habitantes. No tempo colonial chama-se Novo Redondo. A cidade é delimitada a norte pelo rio Keve e a sul pelo rio Kambongo.

A primeira visão da cidade é bonita, pois descemos do planalto e temos toda a cidade à nossa direita com o mar ao fundo e todo o casario. Na descida e depois da placa que diz "Bem-vindo à cidade do Sumbe" a estrada faz uma curva muito apertada e já estava sem as protecções necessárias, o que sugere ser um óptimo local para lançarmos o carro bem a direito. Alguém voou literalmente para o Sumbe! Tal como em Porto Amboim, metemo-nos cidade a dentro para a conhecermos, indo em direcção ao mar e ao restaurante onde iríamos almoçar. A cidade tem mais presença colonial, pois as ruas onde passámos têm várias casas bonitas do tempo colonial, muitas delas infelizmente, no completo abandono. Parámos uns minutos no largo de um jardim, onde num pilar pintado de branco ainda se encontra o antigo símbolo português da cidade.

Comi um belo peixinho no restaurante Mar Sol e estava muito bom. Passeámos depois pela praia, completamente suja e nada sugestiva a algo mais. Ao longe, vimos a Igreja da Nossa Senhora da Conceição e fomos até lá para a conhecer. Sem mais, seguimos mais para sul, em direcção ao Kicombo para ver o seu Fortim.

Sem comentários: