domingo, 15 de janeiro de 2012

Passeio#9 - Porto Amboim

Estou com sorte. O meu amigo Olímpio está por cá para as próximas semanas e com ele há passeios! :) Vinha com uma boa referência que eram as Cachoeiras do Sumbe. Disseram-me que eram a uns 40 Km da cidade e assim é. Vale a pena ir até lá!

Partida cedo de manhã em direcção, mais uma vez, a sul passando por Benfica em direcção a Cabo Ledo. Estou ao certo que estava a caminho do meu ponto cardinal mais a sul de sempre. Passagem pela ponte colonial sobre o Rio Longa onde parámos para tirar algumas fotos à paisagem verde. Aliás, a paisagem à medida que andamos muda com bastante frequência, mas há uma sensação nítida de tudo ser muito árido, devido à pouca vegetação, sem vida e bastante selvagem. Fora tudo aquilo que se encontra à volta do leito dos rios, a paisagem é bastante rasteira, havendo apenas alguns arbustos, os cactos gigantes e os imbondeiros.

Chegados a Porto Amboim, virámos em direcção ao mar, tentando ao mesmo tempo dar uma pequena volta pela cidade. Parámos num pontão e contemplámos a vista para o mar, praia e baías circundantes com um cabo a norte e a sul a completarem o horizonte. À partida, demos conta de uma locomotiva antiga que deveria ser usada então para transportar mercadorias do antigo porto, onde nos encontrávamos até aos armazéns que ali deveriam haver. À saída, vemos ao longe uma espécie de igreja com uma cruz lá no alto que parece simbolizar a cidade muito homogénea. Continuámos o caminho rumo à cidade do Sumbe para o bom almoço que nos esperava...

Sem comentários: