terça-feira, 29 de novembro de 2011

Passeio#7 - Parque Nacional da Quissama

Pela primeira vez, circulou um mail em que se propunha organizar um ida até ao Parque Nacional da Quissama entre os colegas da empresa e até são alguns. Um passeio não se pode dizer que não, ainda para mais quando se vai pela primeira vez ver uma espécie de Reserva Natural de animais selvagens. O Parque  ainda ocupa uma grande área que começa logo abaixo do rio Kwanza. Poucos quilómetros mais à frente, chegamos até à indicação para a recepção do Parque que ainda fica a 40km de distância, picada a dentro. A paisagem não muda, sempre igual, seca, imbondeiros, cactos gigantes, etc. Depois de passar pelo controlo do Parque que é cercado por uma rede electrificada, custando por carro 1000 Kwanzas, entramos mais a sério no Parque, onde já começamos a ver várias gazelas que fogem ao barulho dos carros e algumas aves.

O recinto da recepção é bastante agradável, arranjado e com um potencial futuro, tendo vários bungalows onde se pode pernoitar. A visita que custa 2800 Kwanzas por pessoa é feita num camião antigo pertencente ao exército português e segue em direcção ao rio que se vê lá do alto. Uma paisagem que só não é mais bonita devido à neblina que teimava não ir embora. Por entre mais antílopes que insistem em fugir para desespero nosso em lhes tirar uma fotografia e aves, lá avistamos uma avestruz que se foi afastando devagar. Não demorou muito até o entusiasmo subir. Avistámos uma manada de girafas, umas 15, que ali ficaram à volta de uma árvore, talvez porque haviam crias entre elas. Aproximamo-nos o máximo possível e aí sim, fotografámos à vontade. Este macho que mostro na foto é sem dúvida um belíssimo animal que toda a gente ficou de boca aberta.

O melhor da aventura porém estava por vir. Ficámos contentíssimos por ver ao longe uma pequena manada de elefantes que tomavam banho junto ao rio, mas foi por pouco tempo, pois o elefante que protegia a manada além de não nos deixar aproximar, não se intimidou nada. Investiu e fomos nós quem teve de fugir! :) O regresso para um bom almoço merecido deu-se em seguida. Antes dos elefantes ainda passaram umas gungas, que são o maior antílope do reino animal segundo o condutor, ainda maiores que a Palanca Negra Gigante que não existe no Parque com grande pena minha. Pelo factor surpresa oferecido pela própria visita, sendo esta a primeira visita a um Parque do género, acho que valeu bem a pena, pois é sem dúvida estupendo ver o reino animal ao vivo, ao invés do habitual National Geographic que dá todos os Domingos de manhã desde há muitos anos...

Sem comentários: