terça-feira, 10 de abril de 2012

Passeio#11 - Lobito

Tive sorte. Os meus colegas da empresa lembraram-se de mim, algo raro em 4 das vezes que já por aqui ando, e convidaram-me para ir com eles até Benguela passar o fim-de-semana da Páscoa. Mil vezes melhor que ficar em casa fechado.

Bom, lá partimos de manhã muito cedo em direcção a sul, passando novamente por locais já conhecidos. Falo da paragem sob o rio Longa que tem uma paisagem muito característica, Porto Amboim, a cidade do Sumbe onde parámos para beber café e, finalmente, o desfiladeiro do rio no Kicombo que tem uma paisagem que vale a pena admirar. Depois de uma paragem forçada a meio do caminho devido a um acidente numa curva entre dois camiões, lá seguimos caminho mais para sul, para mim já uma novidade, em direcção à próxima cidade, Lobito. Depois do Sumbe, a paisagem é incrivelmente verde, muito diferente da paisagem habitualmente rasteira e meio árida característica até ao Sumbe. Começou a chover e depois de sairmos de Luanda, a paisagem até me parecia muito mais esverdeada, mas mesmo assim continua rasteira. Umas montanhas começam a aparecer à nossa esquerda, altas e até perder de vista. Provavelmente são elas as responsáveis pela paisagem ser tão verde.

Chegados ao Lobito, esperávamos uma cidade diferente das outras. Lá estava mais um Musseque igual a tantos outros já vistos em Luanda ou no Sumbe. Entrando na Restinga, vemos que tudo é diferente, pois trata-se do centro histórico e da parte antiga portuguesa que parece intacta. Comparada com a ilha de Luanda, pois são semelhantes geograficamente, a diferença é total. Aqui tudo está organizado, limpo e altamente bem pensado e construído, com uma via central. Os muros das casas são normais e não tão altos como em Luanda. Quem dera à ilha de Luanda ser assim! Parámos na rotunda onde no centro está o conhecido barco Zaire que parece ser histórico. Foi nele que José Eduardo dos Santos fugiu às mãos da PIDE portuguesa em Angola. Almoçámos no Zulu, um conhecido restaurante com uma bela esplanada ao ar livre que recomendo. Satisfeitos, partimos em direcção a Benguela, passando na estrada mais marginal e depois por Catumbela.

Fiquei com pena de não ter ficado mais tempo para conhecer a quarta cidade de Angola. Disseram-me que o Hotel Terminus era um local a não perder, mas nem sequer dei conta dele. Pode ser que venha novamente ao Lobito e com mais intenções de conhecer tudo aquilo que seja histórico e novidade.

2 comentários:

Emilio Fernandez disse...

Bom dia,

O Meu nome é Emilio Fernández, sou uno rapaz espanhol e vivo numa cidade perto de Madrid. Sou uma pessoa muito interessada aprendendo coisas como a cultura, o estilo de vida dos habitantes do nosso planeta, a fauna, a flora, as paisagens de todos os países do mundo etc. em resumo, sou uma pessoa que gosta de viajar aprendendo e respeitando a diversidade cultural dos habitantes de todas as partes do mundo. Por isso decidi começar a viajar com a imaginação por todos os cantos do nosso planeta há já alguns anos atrás. Comecei uma colecção pequena de selos na qual quis incluir algumas cópias de cada país e território do mundo.

Neste momento estou a começar uma nova colecção. Gostaria de adquirir uma carta ou um postal enviado por correio tradicional de cada país do mundo.

Acredito que isto é um modo bonito para ter uma lembrança pequena de cada país. Já tive oportunidade de encontrar amigos pela Internet que me enviaram cartas, mas é muito difícil encontrar pessoas que me escrevam desde outros países.

Posso entender que você pense que este pedido é absurdo e talvez a sua
blog não seja o lugar apropriado para pedir isto. Mas eu imploro-lhe que me ajude a completar minha colecção. Você pode imaginar o quão difícil é achar alguém que me possa ajudar em Angola. Si você quiser ver minha colecção de cartas, por favor, você pode visitar o meu blog:

http://cartasenmibuzon.blogspot.com

Si você me quiser ajudar a completar minha colecção de cartas, por favor escreva-me para o seguinte endereço:

Emilio Fernández Esteban
Avenida Juan de la Cierva, 44
28902 Getafe (Madrid)
Espanha

Muito grato por me ter dedicado uma parte do seu tempo; aproveito esta carta para lhe desejar muita paz, saúde e felicidade para você e para todos seus seres queridos.

Tiago disse...

Emilio Fernández, correios em Angola só com DHL. Sou uma pessoa que habitualmente sempre que estou no estrangeiro envio para casa um postal como lembrança, mas aqui só encontrei postais do tempo colonial! É um país em construção que nesta área ainda me parece muito precário. Para teres uma ideia do que acontece, o correio utilizado é feito individualmente pelas próprias pessoas ou colegas de trabalho que nos trazem aquilo que precisamos. Infelizmente, é assim...