segunda-feira, 23 de abril de 2012

Igreja da Nossa Senhora do Carmo


A Igreja da Nossa Senhora do Carmo aqui em Luanda é sem dúvida um dos melhores, senão mesmo o melhor Monumento Nacional de toda Angola. Frase forte? A igreja se estivesse em território português seria sem margem para dúvidas uma igreja lindíssima de se ver, idêntica no seu género a tantas outras que existem, em especial no norte do país devido à decoração dos azulejos. Estando em Angola, é um edifício raro, valioso e felizmente encontra-se em muito bom estado de conservação.

Em 2009, a Igreja do Carmo foi nomeada para uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, mas acabou por não ser premiada. Em anexo apresenta um pequeno claustro que lhe conferia no seu tempo a designação de Convento sendo ocupado pelos carmelitas. A igreja chama logo à atenção quando se entra ao seu tecto em madeira pintado, bem como tal como já referi ao vasto conjunto de azulejos, que segundo a descrição histórica são típicos lisboetas do século XVIII, o que não deixa de ter piada com a correspondência que fiz em cima. Fica no Largo Irene Cohen e ao lado do edifício do Governo Provincial de Luanda. É pintada de cor-de-rosa no exterior.

Portanto, aos que não conhecem e que tenham curiosidade em conhecer os recantos desta movimentada cidade, não deixem de ir à Igreja da Nossa Senhora do Carmo que é uma belíssima surpresa. Para mim, é a cor no típico cinzento de Luanda. Como se fosse uma verdadeira lufada de ar fresco.

Sem comentários: