sábado, 4 de fevereiro de 2012

Mercado de Benfica

Nas próximas mensagens, vou falar-vos um pouco da capital de Angola, Luanda, nomeadamente dos pontos muito provavelmente mais procurados ou merecedores de uma passagem. Começo pelo Mercado de Benfica, já nos limites de Luanda a sul e ponto de passagem na estrada que segue em direcção à barra do Kwanza ou Cabo Ledo.

O Mercado de Artesanato tem várias bancadas onde estão expostas várias peças sejam esculturas, máscaras, etc. trabalhadas em madeira local ou em pau-preto, uma madeira mais valiosa. Além disso, podemos encontrar todo o tipo de bijutaria africana quer ao nível dos colares feitos de osso de elefante, pedras várias, madeira, ou até marfim. Sou contra a venda de marfim. Isso significa que algures no mundo um elefante será morto em virtude de alguém conseguir obter lucros com a venda ilegal ou não do marfim. Não basta, portanto dizer, que este que ali se vê já é de um elefante morto e portanto não tem mal. É mais que isso!!

Além de uma zona onde se encontram várias máscaras completamente desarrumadas que me disseram serem da região do Moxico, o Mercado tem ainda duas zonas para mim mais interessantes, pois não aprecio a arte africana, que são as zonas dos quadros e a dos cestos de verga. Já comprei 2 quadros, por sinal, foi aqui que pela primeira vez que vi quadros em acrílico que pareciam ser verdadeiramente pintados à mão. A grande maioria, estou quase certo serem feitos à máquina. Os cestos valem a pena, pois são feitos artesanalmente e dão jeito, seja para por o pão lá em casa ou fruta ou talvez até como objectos de decoração.

Creio que a melhor altura para ir ao mercado seja no final da tarde, quando os comerciantes avaliam as suas vendas do dia e estão mais facilitados a uma venda mais barata que é sempre negociável. Além dos quadros, já comprei alguns cestos e, como símbolo da minha passagem por aqui, uma pequena escultura do tão famoso Pensador.

2 comentários:

kat silva disse...

Oi,
óptimo post que fizeste, só queria fazer-te uma observação o mercado é chamado de praça do artesanato e não mercado do Benfica...

Apesar de ser Angolana, também não sou muito fã dos cestos e outras bijutarias em que a matéria prima são os chifres dos elefantes.
Estou mais voltada aos quadros, que por sinal são mesmo lindos!
*Beijinhos*

Tiago disse...

Viva Katyla!!

Obrigado pelo comentário.

De facto, sempre ouvi falar, mesmo por angolanos, Mercado de Benfica. Praça do Artesanato é a primeira vez.

Tal como escrevi, sou fã dos cestos principalmente. Os quadros não tanto, porque não são originais, são pinturas feitas à máquina!

Os elefantes têm dentes e não chifres! :P

Bjs.